Santidade

by fevereiro 22, 2007

“ A fim de que seja o vosso coração confirmado em santidade, isento de culpa, na presença de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos.”
I Tessalonicenses 3:13

      Para falar sobre santidade vamos pegar a origem da palavra. Santificação, vem do grego Hagíamos que significa tornar santo. O termo santificar pode ser expresso de várias formas como, “amarás ao Senhor” (Mt. 22.37), “irrepreensível ao Senhor” (I Ts 3.13). Devemos ser sinceros e totalmente dedicados ao Senhor e o “aperfeiçoamento da santificação” (II Co 7.1) matando assim a carne (II Co 7.9; Rm 8.12,13; Gl 5.16). Não levamos uma vida santificada sem a imaculada morte de Cristo. O crente foi liberto do pecado, não precisando mais pecar. Somos libertos do pecado (Rm 6.18).
        É uma obra de Deus, com a cooperação do seu povo ao se guardar da corrupção do mundo (Fp 2.12,13). A verdadeira santificação requer que o crente mantenha profunda comunhão com Cristo. Através da oração (Mt 6.5.13), obediência a palavra (Jo17.17); mortificar o seu corpo de pecado (Rm 6), continua obediência a Deus e ter uma vida cheia do Espírito Santo (Rm 8.14; Ef 5.18).
      Podemos classificar santificação em três níveis. E bom lembrar e deixar claro não existe outra forma da pessoa ser santificada há não ser através do sangue precioso de Jesus o qual morreu pelo nosso pecado e ressuscitou ao terceiro dia e foi levado ao céu entre as nuvens com poder e grande glória.

Primeiro: santificação justificativa. A santificação não é um método que requer o abandono do pecado de pouco a pouco. É apresentada como um ato definitivo (Rm 6.18; II Co 5.17; Ef 2.4,6; Cl 3.1-3). No mesmo momento em q nos aceitamos a Cristo como salvador, imediatamente, somos santificados pelo sangue de Cristo em nossa vida e através da nossa fé que fomos salvos e libertos. “Justificados pela fé temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo”.
Segundo: santificação continua ou diária. A santificação no mesmo tempo que ela e imediata, ela também se torna continua sendo descrita como um processo vitalício pelo qual continuamos a mortificar a carne, ou seja, os desejos da carne. (Rm 8.1-17; II Pe 3.18). Temos vários exemplos na bíblia que Paulo e Pedro, advertiu a toda igreja a se santificarem e separarem do mundo, então vemos logo que a santificação é além do ato da salvação inicial. A pessoa deve viver um vida separada do mundo de pecado deixando e abandonando.
Terceiro: santificação glorificativa ou de gloria. A última o crente alcançará a santificação de gloria, a partir do momento em que ele deixar o corpo corruptível e receber o corpo incorruptível, que será dado no dia em que o cristão for levado ao céu (I Co 15.50-58). A santificação também faz parte da glorificação do crente, sendo assim uma forma continua de eterna, na vida do crente.

      Então continuemos a acreditar e santifiquemo-nos a cada dia para que possamos alcançar e receber o nosso tão desejado troféu. O nosso eterno e merecido descanso.


BLOG ATUALIZADO

A VERDADEIRA PROSPERIDADE




Conhecer a Deus é ter vida de comunhão com Ele.

by fevereiro 15, 2007


“E disse o Senhor: Ocultarei eu, a Abraão o que faço, visto que certamente virá a ser um grande e poderosa nação da terra?” Gênesis 18 17,18
“E fala o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com seu amigo;...” Êxodo 33.11

       Dois textos que falam sobre dois grandes homens da bíblia Abraão e Moisés, homens que apesar dos quatrocentos anos de um para o outro tiveram e que compartilharam de uma coisa em comum, a comunhão com Deus. Mas antes, vamos ver o q significa comunhão, a origem da palavra comunhão vem da palavra grega Koinônia, que significa comum, logo então a palavra comunhão e compartilha algo com alguém que seja comum com você.
      Abraão escolhido para ser pai de uma nação a qual Deus escolhera entre todas as nações da terra para ser de exclusividade sua e Moisés homem descendente de Abraão, escolhido para tirar o povo escolhido por Deus do Egito. Mas para falar deles dois, teremos que os separam para entender melhor os dois.

1 - Abraão

      Conhecido como Pai da Fé, Amigo de Deus e outros títulos são mais do que merecidos para Abraão, na passagem do estudo tem uma frase muito interessante que diz: “Ocultarei a Abraão o que estou para fazer”. Que exemplo de comunhão, pela sua obediência e tempos a sós com Deus, levou a Abraão a querer ter uma vida melhor com Deus, talvez ele não tivesse escolha, não teria como voltar atrás. Mas mesmo independentemente de qualquer situação que Abraão passasse ele tinha um Deus ao lado dele para protegê-lo e guardá-lo o tempo todo.
      O que tinha de diferente na vida de Abraão? Nada, era apenas uma pessoa comum, mas, por causa da sua fé e adoração a Deus ele foi chamado de amigo de Deus e alcançou as promessas de Deus. Eu fico imaginando será que nos dias de hoje, não podemos ter a comunhão que Abraão teve com Deus? Por que não temos?
     O que ele tinha de diferente de nós hoje em dia e certo que, a época de Abraão não tinha a correria que nos temos hoje nos preocupando com casa, trabalho, filhos e outros problemas do dia a dia.

2 - Moisés

      Quando leio a historia desse homem fico imaginando como ele seria o que ele teria de especial, para Deus escolher este homem, para tira um povo da escravidão de uma nação super poderosa da época. Logo no começo vemos que, Moisés foi escolhido desde o seu nascimento, por ser o único varão judeu que escapou da chacina que Faraó mandou matar os meninos judeus ate dois anos para baixo, criado pela filha do Faraó como filho. De repente muda tudo ele se vê em uma situação completamente diferente da qual ele estava acostumado.
      Moisés passou 40 anos pensando que fosse alguém criado pela filha de Faraó achou que fosse importante, ate descobrir que era filho de uma escrava. Moisés passou 40 anos pensando que fosse ninguém com duvidas de consciência sem saber o que fazer Por que matou um egípcio e foi para o deserto e lá encontrou o monte de Deus (Sinai). Mas 40 anos vendo o q Deus faz de um ninguém e transforma em alguém, Moisés foi o único profeta q tinha o seu profeta (seu irmão Arão). Via Deus face a face quando falava com Deus o seu rosto brilhava e todos temiam por causa disso.
      Moisés tinha todos os motivos para não ter a comunhão que seu pai Abraão teve com Deus em sua época, ele era um pastor de ovelha, pai, esposo e sustentava a casa e tinha obrigações e era cheio de deveres, para com a sua família. E interessante o grau de intimidade e comunhão que Moisés tinha com Deus, a bíblia diz que devido às suplicas de Moisés pelo povo de Israel fez com que o Senhor muda-se de pensamento e arrepender-se do que ele pensou em fazer ao povo. Que maravilha que comunhão com Deus, e infelizmente hoje nós devido ao nosso próprio egoísmo não deixamos Deus, ter essa comunhão conosco.

Conclusão

      Para concluir, que nos possamos parar e refletir sobre a vida desses dois homens de Deus que viveram em épocas diferentes, mas que tinham a mesma sede e fome da presença de Deus. Que nós possamos, pedir de Deus, ajudar para termos uma comunhão como a desses dois e nos esforçarmos a cada dia em buscar a face do Senhor. Abraço a todos.

BLOG ATUALIZADO

A VERDADEIRA PROSPERIDADE


Restaurando o tabernáculo perfeito

by fevereiro 08, 2007

Amós 9.11

“Naquele dia tornarei a levantar o Tabernáculo de Davi, que está caído, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e as reedificarei como nos dias antigos.”


Quando olhamos a estrutura do Tabernáculo de Davi, chego a ficar impressionado pelo motivo que Deus queria edificar aquele Tabernáculo, ou melhor, uma tenda no meio da cidade de Jerusalém. Para entendermos melhor precisamos conhecer a historia desde o começo. Em I Samuel 4 à 5 relata que a arca da Aliança é roubada e Israel e levada para a Filístia, aonde seus filhos e guerreiros colocam a arca dentro do templo de Dagon (deus dos filisteus). Aonde o deus dos filisteus cai diante da presença da arca da Aliança e através da manifestação do poder de Deus e o mal causado para o povo eles resolvem devolver para os seus donos.
Mas o Tabernáculo que Davi fez tinha uma coisa, diferente dos outros que já existiu não tinham. Para isso precisamos entender algumas coisas.

1 - FORMAÇÃO DO TABERNACULO DE DAVI.


a) Uma tenda no meio de Jerusalém II Sm. 6.17

“Introduziram, pois a arca do Senhor, e a puseram no seu lugar, no meio da tenda que Davi lhe armará; e Davi ofereceu holocausto e ofertas pacíficas perante o Senhor.”
Uma estrutura simples mas, que foi muito aceita por Deus,, deve o menor período entre todos os Templos construídos para a adoração ao Deus vivo. E o que foi mais aceito pelo mesmo. E difícil de entender que devido a simples estrutura ou melhor a falta de estrutura já que era apena uma simples tenda no meio da cidade, tinha um fator que todos os outros não tinham.

b) Não tinha muro facilitava a visão do homem ver a presença de Deus simbolizada na arca da aliança. Tinha muros humanos durante 24 horas por dia (I Cr 25) A maior vontade de Deus era que o seu povo pode ver a sua presença mesmo sendo um objeto que simbolizava a sua presença, estar no meio do povo de Israel era muito importante para Ele já que outrora a comunhão entre homem e Deus foi corrompida por causa do pecado de Adão (Gn. 3)

c) Muros movidos a adoração do levitas
Continuando a passagem de I Cr. 25 vemos que os músicos levitas, porteiros, cantores foram divididos cada um para uma hora do dia sendo assim que o Templo de Davi tinha adoração há Deus 24 horas por dia. O templo de Davi tinha dois fatores comuns que Deus primeiro gostava da adoração 24 horas por dia como existe no céu (Is. 6). Segundo a comunhão que Deus tinha com o homem, ate a queda de Adão e expulsão do Jardim do Edén.

d) A presença de Deus no meio do povo de Israel.
A presença de Deus no meio do seu povo era um desejo dele, desde o tempo de Abraão ele, escolheu a nação de Israel para ser o seu filho. Deus entregou o seu único filho por amor ao povo de Israel, mas devido há falta de comunhão com Deus, ou melhor, não querer aceitar a ser diferente de todos os povos da terra. Em João está escrito que Ele (Jesus) veio para os seus mais os seus (o povo judeu) não o receberam.

2 - O TABERNACULO ESCOLHIDO POR DEUS.


Podemos analisar os três Tabernáculos, encontramos diferenças e poderemos encontrar a resposta da aceitação de Tabernáculo de Davi.


1 - O Tabernáculo de Moises um simbolismo da vinda de Cristo em cada um de seus itens. Feito de coisas simples e valiosas, mistura perfeita para Deus. Havia sacrifícios de animais para remissão de pecados, o sacrifício do cordeiro era a grande promessa da vinda de Cristo para os judeus.
2 - O Tabernáculo de Salomão a perfeição da mão humana em templos construídos para adoração de Deus foi feito do melhor que podia ser feito não época. Era mui luxuoso, a primeira casa, construída para Deus na terra. Símbolo de uma aliança feita com Salomão, do seu sucessor assumiria o trono depois dele. A igreja como se encontra em muitos casos nos dias de hoje templos luxuosos e ao mesmo tempo vazio da presença de Deus, e certo que ao ser inaugurado o templo a gloria do Senhor encheu todo o templo, sim e verdade mas devido a adoração ser verdadeira e sincera diante de Deus, mas que com o passar dos anos a igreja perdeu se contaminou com as coisas que Deus não se agrada.
A oração de Salomão já falava da possibilidade do povo rebelar-se contra Deus e sair da terra e fosse levado em cativeiro a outras terras. E quando o povo orando em direção ao templo Deus escutaria e responderia as suas orações. (I Rs. 8 20 -35)
3 - O Tabernáculo de Davi era feito de forma simples sem nenhuma forma valiosa, nem luxo algum, mas tinha a diferença entre os Tabernáculo de Moisés e o de Salomão, a presença do Senhor no meio do povo de Deus, isso que faltava, nos outros dois não por causa da vontade de Deus mas, porque os seus sacerdotes se rebelaram contra Deus, esqueceram da sua vocação não muito diferente de hoje em dia, aonde muito trocaram Deus pelas suas próprias vontades.

3 - TABERNACULO DESTRUIDO.


“Naquele dia tornarei a levantar o Tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antiguidade;”


Fazendo um analise em todo o versículo podemos, ver e analisar coisas muitos importante para os dias de hoje.

Tornarei a levantar - O versículo e interessante e o único templo que Deus faz questão de levantar. O Senhor poderia ter escolhido o de Moises aliás que deu as dimensões e todos as normas foi o próprio Deus, mas o de Moisés o tempo dele havia terminado, era uma simbologia para o maior e mais importante plano de Deus o plano da salvação.
O templo de Salomão esta destruído, o povo de Israel deixou a adoração continuo ao Senhor e se deixou contaminar com os deuses dos povos da terra e por isso Israel estava em plena decadência espiritual e política.



O Tabernáculo caído de Davi – O Tabernáculo tinha uma estrutura muito simples um lençol cobrindo a parte de cima da arca e quatro colunas segurando a tenda. O Tabernáculo era o mais fácil de ser destruído, mas Deus não estava preocupado com a estrutura do Tabernáculo o que agradava a Deus era a adoração continua dos levitas.

Durante todo o tempo quem passasse pelas ruas de Jerusalém poderia contemplar a Arca da Aliança, ser impactado pelo Deus de Israel.

Repararei as suas brechas – Ora o Tabernáculo de Davi não tinha paredes para ter brechas, o Tabernáculo de Davi tinha a coisa mais importante para Deus. A brecha da adoração contínua dos levitas nas 24 horas por dia para adorar o nome do Senhor.
Desde a queda de Lúcifer do céu a adoração no céu não era mais a mesma (Ez. 28.12-18). O povo de Deus tinha parado adoração e não tinha encontrado formas para voltar à adoração, precisava de um impacto alguém que mudasse a rotina e leva-se a verdadeira adoração a Israel.

Tornarei a levantar as suas ruínas – Deus levantou as ruínas do Tabernáculo quando Cristo morreu na cruz. Cristo o Tabernáculo perfeito. O Tabernáculo de Davi era diferente do Tabernáculo original, mas seguia ao plano de Deus para a salvação da humanidade. E hoje em dia o Senhor volta a levantar o templo de Davi, vidas estão se levantando para buscar a face de Deus, em uma comunhão com Deus nunca vista, desde o tempo dos apóstolos.



E o edificarei como nos dias da antiguidade – E interessante essa passagem na atualizada diz que reedificarei, ora se vai ser reedificada e por que outrora foi destruída e na corrigida diz que edificarei aquilo que se edifica e que outrora não existia antes. Vendo essa duas linguagens, diferente podemos chegar a uma conclusão. Deus não vai seguir o modelo de Davi, mas, vai edificar um altar de adoração a Ele, Deus está reedificando a adoração perdida há muito tempo a adoração continua. O que mais interessa para Deus e ver o seu povo o adorando.


Conclusão:


Deus nos chama hoje para nos fugirmos da forma tradicional que por anos fomos ensinados e buscar uma adoração profunda cheia de intimidade, cheia de fome e cheia de sede da presença de Deus. Busquemos ao Senhor enquanto ainda Ele pode ser acha, ajudemos a Deus edificar o templo de Davi, o templo da adoração verdadeira.





O tempo da promessa

by fevereiro 01, 2007

"Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse.
E Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, a Hebrom em herança."
                                                                                                                    Js 14.12-13

Vejamos para entender a passagem precisamos voltar na história a exatamente 45 anos antes desta conversa entre Calebe e Josué Nm 13.1-6.
Calebe escolhido para espiar à terra que Deus tinha prometido para o povo de Israel, entre dez homens valentes lá estava Calebe. Ele não sabia o que ia encontrar pela frente, apenas, obedeceu há uma ordem do servo de Deus chamado Moisés de expiar à terra, que segundo a promessa feita para Abraão seu pai a mais de quinhentos anos. Quanta fé, de um povo que nunca conheceu seu pai, não tinha uma vida de comunhão com o Deus de seus pais (Abraão, Isaque e Jacó). Calebe expiou à terra durante 40 dias, comprovou das maravilhas(Nm 13.21-26), provou do fruto, observou todas as dificuldades que eles iam enfrentar, para conquista-lá toda. Chegando ao arraial Calebe teve duas opções de seguir o que seus companheiros diziam ou ser diferente. Para isso vamos separar em duas partes.

1 A covardia de seus companheiros


Nm 13.31-33 "Porém, os homens que com eles subiram disseram. Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.

E infamaram à terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: À terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.

Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos”.


Após verem e contemplarem à terra e ver que era boa (Nm 13.27) não olharam para as bênçãos e sim para as dificuldades. Mas o que esperar de um povo nascido e criado como escravo do Egito?
Um povo acostumado a ver, os milagres que Deus realizara no meio do seu povo, se recusou de possuir à terra por causa dos homens e o seu grande poder. As pessoas responsáveis para trazer notícias boas para o povo fora os primeiros a desanimar todo o arraial ate mesmo os seus líderes religiosos (Moisés e Arão). Calebe poderia agir da mesma forma que seus companheiros, mas devido a dificuldades ele viu além daquilo que os outros viram.

2 A convicção de Calebe

Nm 14.6-9

"E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes.

E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa.

Se o SENHOR se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel.

Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o SENHOR é conosco; não os temais."


Calebe observou a terra toda, provou de seu fruto viu que à terra era, terra de gigantes, mas, confiou em Deus. Ora que exemplo de fé para todos nos hoje em dia. Calebe se fez diferente para com os seus companheiros, demonstrando que dava para conquistar a terra. O povo de Israel pensava que fossem encontrar uma terra aonde eles não tivessem que batalhar por ela, pensavam que Deus fossem resolver tudo por eles, meu irmão lembre-se: Deus não faz aquilo que você pode fazer.
Então ele resolveu se diferente de seus comapnheiros e animar o povo. Não, não escutem eles podem sim conquistar esta terra, podemos vencer qualquer inimigo que estiver na nossa frente, temos um Deus que guerreia por nos ao nosso lado (Nm 14.6-9). Se confiarmos nele, nos venceremos.

Conclusão

E hoje em dia muitos desistem no meio do caminho e se esquecem do que Deus já fez na sua vida, os exemplos que ele deixou para nos. Os seus sinais e prodígios realizados ao longo da história da humanidade, Deus já demonstrou o seu poder de todas as formas possíveis. Mas enfim a sua promessa para que se cumpra em sua vida depende de você conquistar, lute, combata não desista nunca, faca como Calebe e Josué mesmo depois de 45 anos Calebe conseguiu a sua promessa a sua possessão na terra prometida. Nao faça como os companheiros de Josué e Calebe, olhando as dificuldades, Deus te prometeu vá em frente não desista.

"TODA PROMESSA PASSA PELO TESTE DO TEMPO"

Tecnologia do Blogger.