O cristão e a águia

by agosto 24, 2007
“Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” Isaias 40.31

Águia um animal que a bíblia compara com os servos fieis de Deus. Se pararmos para comparar a vida do cristão com as águias encontramos muitas semelhanças. Por que Deus compararia os seus filhos como este animal.

A vida da águia

A águia e uma das aves que tem maior longevidade da espécie, 70 anos, a bíblia diz que a vida do homem e de aproximadamente setenta anos de idade após isso e canseira e enfado Sl 90.10 (Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando.). Logo na longevidade da águia podemos fazer uma pequena comparacao com a vida de um ser humano. A águia e tida como uma animal que representa poder liberdade, muitos paises nos dias de hoje vêem na águia com o simbolo de liberdade e poder, uma das maiores potências mundial, tem com simbolo este lindo e belo animal.
A águia é monogamica, tendo apenas um parceiro nao muito diferente do mandato de Deus para o homem. Gn 2.24. Deus criou uma mulher uma adjuntora par ao homem, águia e monoganica fiel, a aguia ajuda a sua companheira na alimentacao de seus filhotes, cada águia tem um filho por ano. Ora o fato da coincidência na procriação entre a águia e o homem pode ser apenas a mais pura semelhança, enfim varios outros animais, também sao monogamicos.
Um dos fatos mas interessante na vida da águia e a chamada metamorfose que acontece com o animal. Alguns acreditam ser apenas uma lenda, ao se aproximar dos quarenta anos a águia voa para uma montanha mais alta e ela ela sofre uma transformação e um renovo, seu bico, suas garras suas penas sao trocadas e no final do tempo de 150 dias a águia se joga do alto da montanha em um voo de encontro ao chao, para perder as suas ultimas penas velhas, e ter o renovo de suas penas e estar pronta para viver mais trinta anos da sua vida.
Nas suas mediçoes a águia e muito menor que o corpo humano, mas ela alcança altura que o corpo humano não coensegue chegar, a águia e uma das poucas aves que alcança as maiores alturas na atimosfera, a sua visão e de 360 graus, ele consegue enchegar sua presa a uma altura de 50 km de distãncia, calculo de distância perfeito e poucas as vezes uma vitima consegue escapar de seu bote.


A grande comparação

Após conhecer e analisar um pouco sobre o comportamente e a forma de vida a aguia, podemos chegar a uma conclusao, obvia, não existe outro animal melhor par aser comparado com o cristão. A força da águia e a sua supremacia no ar e completamente infinita. Ela busca as suas forças nas correntes do ar, conseguindo passar horas apenas no movimento das correntes do ar.
A vida do cristão também está nas mais altas alturas, além do limite da águia o cristão consegue ir além. O cristão atraves da oração consegue chegar ao trono da presença de Deus, ao santuario do altíssimo. A fonte de toda a força da vida cristã, está nas alturas aonde a força e o nosso principal alimento se encontra.
Passaria horas e horas falando apenas sobre a fortaleza do cristão, mas em Isaias diz: Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão (Isaias 40.31) A passagem de Isaias esta muito além de uma comparação, envolve o cotidiano do cristão.
A metamorfose que águia passa é muito dolorosa, a águia arranca o seu velho bico batendo contra os rochedo, em um ato de dor insuportável arrancando aos pouco e esperando nascer outro bico para poder continuar a sua metamorfose, suas garras sao arrancadas com o seu novo bico uma por uma, e suas penas sao arrancadas com seu bico e com suas garras. O período de metamorfose da águia leva 150 dias cinco meses para poder estar pronta, nesse periodo a águia fica completamente indefesa fragilizada, mas mesmo assim ele insiste em seguir a sua transformação para viver.
O cristao, também passa por transformações, quantas dificuldades e lutas nos passamos que ser para nos transforma em um ser melhor, a metamorfose da águia ser para ele crescer, assim como os nossos problemas e desafios também servem para isso. Temos muitos exemplos na biblia de homens que passaram por grandes transformações em sua vida. Gosto muito do grande exemplo de Jó.

O exemplo de uma águia chamada Jó

Jó, para entender um pouco dessa águia (homem), precisariamos apenas de um versiculo do livro com o mesmo nome Jó 1.1. “HAVIA um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.”
No primeiro versiculo do livro nos podemos reparar suas qualidades. Primeiro integro, segundo reto, terceiro reto e quarto temente a Deus. Uma águia exemplar para Deus, mas que foi preciso passar por uma grande transformação. Em Jó 1.6-22, podemos ver a grande luta que Jó passou, era um homem rico, perdeu seus filhos seus bens, seus gados tudo porque precisava passar por uma metamorfose.
Ao lermos o livro de Jó procuramos tentar compreender qual era o motivo que levou Jó a ser provado daquela maneira, nao conseguimos encontrar uma boa explicação para o seu sofrimento todo. Assim como nos nao conseguimos compreender o motivo da águia leva a se automutilar, para poder renovar-se.
Jó assim como a águia teria muitos motivos para querer a morte (Jó 2.9-10). Mas as duas atitudes de Jó e da águia sao completamente diferentes eles preferem enfrentar a dura prova e dificuldade do que se entregar aos primeiros obstáculos.
Após o seu grande tempo de metamorfose Jó conseguiu entender o que levou ele a experimentar todo o seu sofrimento. Jó foi abençoado e reconheceu que realmente a vida que ele tinha com Deus era uma vida de aparencia. Para Jó a metamorfose fez com que ele reconhecesse a soberania de Deus em sua vida. Jó 42.5

Os Exemplos de duas águias chamadas Josué e Calebe

Uma outra águia(homem), de grande exemplo na bíblia sem sombra de duvida é Josué. O grande feito desta grande águia da bíblia está em sua visão de águia, que juntamente com seu companheiro Calebe, fizeram a difernça e conseguiram atingir os seus objetivos.
No livro de Numeros capitulo 13, Josué e seu companheiro sao enviados para expiar a terra, que o Senhor tinha prometido para o seu povo. Apos passar quarenta dias expiando a terra eles voltam contando as novas para Moises, dos dez enviado a expiar a terra, oito ficaram com medo e colocaram dificuldades para conquistar a terra (Nm 13.31-33). Josué e Calebe tambem poderiam ter a mesmo visão de seus companheiros, tendo uma visao limitada, um olhar superficial, nao conseguindo ver o q relamente Deus tinha entregues nas suas mãos. A visao de Josué e Calebe foi igual a visao de águia, a visao de 360 graus. Eles não olharam apenas para as dificuldades que eles iriam encontrar na terra, mas eles tambem olharam para as recompensa o que havia de bom na terra que foi prometida para eles. Após alguns anos de peregrinação. Josué e Calebe sao so dois unicos de sua geração que conseguiu entrar na terra prometida.

Conclusão

Comparaçoes entre homens e águias fica evidente a cada historia a cada paso que você ler a bíblia, e se apaixona pela historia de vida de cada pessoa. Deus e realmente sábio nao existiria outro animal melhor para nós cristão sermos comparados.
Então termino com a seguinte frase; Você é uma águia, forte e vencedora.


Uma outra forma que podemos ver a águia.A águia e Deus.
Tecnologia do Blogger.