Que eu morra


"Porque, quando morrer, nada levará consigo, nem a sua glória o acompanhará."
                                                                                                                                                 Sl 49.17
    
  Me deparei lendo a bíblia com vários grandes homens pedindo a morte em momento de dificuldade e desespero. Me peguei pensando o que levaram a esses homens a pedir o fim de suas vidas? Homens como Moisés, Elias, Davi, Jó, Jeremias e Paulo todos eles pediram para morrerem. O que houve com eles? Ninguém pode negar que todos estes foram homens cheio de fé e comunhão com Deus, através de suas vidas várias outras pessoas foram confortadas e tiveram sua fé aumenta ou fortalecida por suas histórias.

1 - Jó (A morte desde o nascimento)

      
      Não tem como negar que dentre todos os homens que pediram para morrer a situação mais lastimável e agonizante foi a de Jó. Muitos dizem que Jó é apenas uma lenda ou estória judaica posta dentro da Tanach (pronuncia: tanarr), a sua história de tragédia e esperança inspira a muitos que estão passando por problemas de saúde. Vemos em Jó uma fé inabalável que apesar de ter perdido todos os seus bens, seus filhos, seu rebanho, não negou ao seu Deus. Mas, logo no terceiro capítulo temos uma prova de que a sua fé ou a sua confiança não foi tão abalável no ponto em que pensamos Jó 3.11 "Por que não morri ao nascer, e não pereci quando saí do ventre?"  Um versículo que talvez seja ignorado por pregadores e pelos estudiosos da bíblia, mas, ele traz a real condição do sentimento de Jó ao saber da notícia da morte de seus filhos e do começo de seu sofrimento.
Ao querer morrer, Jó não estava dizendo em nenhuma das hipóteses que Deus era cruel, ou que Ele agirá errado, mas que o seu desejo era de não ter nascido para ver a morte de seus filhos. Em seu momento de dor Jó não quis estar vivo para presenciar o que lhe ocorrerá, a sua confiança em Deus é demonstrada logo no versículo 22 do primeiro capítulo Em tudo isso Jó não pecou contra Deus. Sua fé sobre saiu a tudo até mesmo ao seu desejo de morrer ou de não querer ter nascido.

2 - Moisés (filhos não gerados)


      E comum para o caso de Jó ao se deparar com a tragédia, estarmos desesperados por não compreendermos a real situação que nos levou a passar por aquela situação. Isso é mais difícil para quem exerce cargos de lideranças ou lidera pessoas, o que me levou a falar sobre a segunda pessoa que a bíblia se refere que quis morrer por não aguentar a pressão de um cargo imposto sobre seus ombros. Ao ser confrontado por quase dois milhões de pessoas pedindo para ele carne em pleno deserto, a única solução para Moisés era pedir para morrer antes que todo o povo se levanta contra ele e o matasse. Moisés estava aprendendo ainda sobre o que Deus poderia fazer, criando a intimidade profunda com um Deus o qual ele estava conhecendo, apesar de provavelmente (não temos relatos) que ele conhecia a história a respeito do Deus de seu povo. Logo, no primeiro ano ele é profundamente criticado pelo povo e seus familiares. Nm 11.15 em diante temos a conversa de Moisés para com Deus, mesmo após pedir para Deus que o matasse, Moisés alcança a resposta daquilo que ele a procurava e o atormentava. A sua atitude desesperada por querer sair do corpo fez com que a resposta fosse atendida. Ele procurou a pessoa certa para que pudesse ter seus temores respondidos.

3 - Elias (o corajoso covarde)


      O que falar de um homem que faz descer fogo do céu, enfrenta sozinho 850 profetas de deuses estranhos, depois foge com medo de uma mulher? Se pararmos para lermos a vida de Elias dentro do livro de 1 e 2 Reis, nos deparamos com um homem muito usado nas mãos do seu Deus, ao ponto de ser arrebatado, mas, ele também teve o seu momento de fraqueza, de dúvidas e de pouca fé. Em I Rs 19.4 apenas a segunda parte nos diz: "Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais" O texto nos mostra isso logo após ele enfrentar os profetas de Baal, ao ler esse versículo me pregunto ONDE FICOU A FÉ DE ELIAS, OU ONDE ELE DEIXOU A SUA FÉ? Um homem que fez descer fogo do céu por três vezes, e quis morrer? Descobri lendo a vida de Elias que mesmo nos tendo uma vida de completa comunhão para com o nosso Deus estamos sujeitos a fraquejar e querer desistir da nossa jornada mesmo após um grande milagre em nossa vida.

4 - David (luto pelo filho rebelde)


      O que me leva a mais um outro homem que a bíblia chama ele de segundo o coração de Deus, em seu momento de luto também quisera a morte por causa de seu filho que o perseguira e tomara o seu reino. Davi teve uma vida de altos e baixos, tragédias em sua família por causa de erros pessoais, morte de um filho gerado de um adultério e consequentemente um assassinato, a morte de um filho por ter estuprado a própria irmã e a morte de um filho em campo de batalha, o qual lhe tinha tomado o reino. Davi não quis morrer por causa de seu filho que morreu por causa de seu adultério com Betseba, apesar dele ter consagrado-se sete dias inteiros sem comer, ao saber da morte de seu filho Se lavou e adorou a Deus e depois foi se alimentar. 

5 - Jeremias (o profeta ameaçado de morte)


      Ao citar adoração a Deus, me lembra a quinta pessoa desse estudo Jeremias o profeta que passou pelo sofrimento do seu povo juntamente com seus contemporâneos Daniel e Ezequiel. Jeremias profetizava contra o povo e denunciava os falsos profetas o que, gerava revolta no meio do povo o qual chegaram a armar ciladas para mata-lo, Jeremias confiava em Deus sabia que a palavra de Deus era mais forte para ele do que a sua própria vida Jr 20.7-10. O amor a palavra de Deus fazia com que ele não tivesse amor pela sua vida ao ponto de pedir para morrer por não aguentar falar a palavra de Deus e as pessoas não aceitarem ser corrigidos e exortados pelas palavras de Deus, vendo que suas palavras não faziam efeito nenhum sobre as pessoas e além disso pessoas estavam querendo a sua morte.


6 - Paulo (a morte como lucro)


      O exemplo de Jeremias e completamente o oposto de Paulo, o qual tinha a sua pregação aceita pelos judeus e pelos gregos, mas, mesmo assim não por todos. Ao estar preso por causa do evangelho de Cristo, tinha a plena convicção de que para ele a melhor opção era a morte sair desse corpo mortal e corruptível para ter o outro corpo melhor que este. Filipenses 1.21 "Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho". Que grande exemplo, alguns podem estar se perguntando, mas ele não pediu para morrer, Paulo apenas afirma que para ele é lucro. Sim é baseado nessa fé que Paulo tinha que todos os demais pediram para morrer, sabiam e tinha a plena certeza de a sua morte era melhor do que viver. Sua intimidade com Deus, fazia ele querer estar perto de Deus, assim como todos os outros tinha a mesma fé que Saulo tinha. O morrer é a melhor forma para alcançarmos a nossa redenção.


Conclusão


Quem nunca teve o desejo de morrer? Ou de querer ir para um mundo melhor? Ter a certeza para onde vamos e o que nos espera, além dessa vida e a certeza de queremos estar perto de nosso Deus. Que todos possam ser abençoados grandemente pelo nosso Deus. Apesar, das circunstâncias em que estivermos passando chegarmos que pedir para morrer. Que nunca percamos a nossa fé em Deus, no nosso redentor. Shalom.


Bem sei que meu redentor vive Jó 19.25.

BLOG ATUALIZADO

A VERDADEIRA PROSPERIDADE

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.