O amor


"E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria."  1 Cor 13.4

     O que é amor? Muitos falam de amor ou que amam alguém, mas, sabem o que é realmente amor? Apóstolo Paulo escreveu um capítulo inteiro sobre o que era ser amor. O mesmo capítulo parte dele foi usado em uma música de Renato Russo. "Ainda que eu falasse a língua dos anjos e falasse a língua dos homens sem amor eu não seria." Existe vários tipos de amor qual é o melhor deles?

1 - Amor ao próximo.

      Um dos maiores amor e entre pessoas, sendo elas do mesmo sexo ou de sexos opostos. Em 1 Sm. 18.1, vemos a história de David e Johnatas, homossexuais usam essa passagem para falar que o rei David era gay e que a bíblia defende o amor entre pessoas do mesmo sexo. Vamos estudar um pouco sobre essa palavra nessa passagem o verbo hebraico é ahabh (amar) mas o sentido da palavra é amor para com alguém, até mesmo adorar ou gostar. O verbo hebraico para amor sexual e ahebh (amar), esse sim é o verbo do desejo carnal das paixões.
      No grego, o idioma do texto de I Coríntios a palavra e ágape que demonstra um amor para com uma pessoa. Vários significados para essa tão pequena e muito usada palavra existem pelo mundo. Mas, como podemos expressar esse verbo em nosso dia a dia?

2 - Amor pelo mundo

      O verbo ágape também é usado para representar um amor maior que todos os outros amores existentes. O amor de Deus, quem não sabe a passagem de Jo 3.16? Porque Deus amou. Sim ele amou o mundo a tal ponto que o criou (Gn 1.3). Contos e crenças judaicas acreditam que nessa versículo de Gênesis 1.3 Deus estava se doando. A luz que brilhou foi o sacrifício de Deus para criar o mundo. O próprio Criador deu o que havia de melhor, seu filho, para se doar pela humanidade afastada do convívio divino.

3 - Amor a Deus.

      Esse é o amor de Deus para com o mundo. Um Deus que se encarnou e se fez carne para saber o que é sofrer e para estar junto a sua criatura e viver como eles.
Para mim não se tem melhor prova de amar a Deus do que a conversa de Moisés com Deus no alto do monte Sinai. Ex 33.2-3,12-15 nos mostra uma conversa apaixonante entre a criatura e o seu Criador, onde as palavras da criatura era uma sede incontrolável pela presença de seu Criador todo poderoso. Gostamos do título somos filhos de Deus mas, onde está o nosso amor por Ele? Onde estamos demonstrando o nosso amor para com o nosso Deus? Ele nos deu a vida e todo o amor se entregou duas vezes por nós e ainda somos ingratos a Ele.

Conclusão.

      Aprendamos realmente a amar aquilo que nos interessa. Nossa família, pais, amigos, irmãos e principalmente o nosso Deus. O qual ele nos amou e criou e se entregou para que nós pudéssemos ter de volta a comunhão perdida com a saída do Éden. Paulo assim como Moisés reconhece que a melhor coisa que poderia existir para a sua vida e ver a face de Deus 1 Co 13.12.

Shalom.

O blogger vai ser atualizado todas as Segundas, quartas e sexta.
às 13:00 (horário de Brasilia)


Queres acompanhar a leitura anual da biblia?  Clique aqui e acompanhe o Blog Leitura do Adorador. todos os dias novos estudos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.