O FERMENTO DOS HOMENS - O PECADO COMO ESTILO DE VIDA.



 "Então ouvi outra voz do céu que dizia: "Saiam dela, vocês, povo meu, para que vocês não participem dos seus pecados, para que as pragas que vão cair sobre ela não os atinjam"Ap 18: 4.



      O pecado é  o ato de transgredir a lei *(1Jo3:4) , mas não somente transgride a lei mas também separa o homem de Deus ,  no período de  Êxodo do povo hebreu era pecado todo aquele que estando no meio dos israelitas não fosse circuncidado , essa era a marca da aliança, um sinal que apontava que aquele povo era separado para Deus. Quando Deus ordenou a Moisés que o povo celebrasse a Páscoa judaica *(Ex.12) , todas as famílias tinham que sacrificar um cordeiro sem defeito , e nos sete dias seguintes teriam que consumir pão sem fermento , toda a levedura que tivessem armazenado tinham que lançada fora pois simbolizava o pecado.

O fermento é um ingrediente que faz a massa do pão crescer, somente acrescentando um pouco já muda o seu aspecto natural ,   fazendo uma analogia ao pecado , mesmo um pouco dele poderá fazer um grande estrago, notamos que o homem não foi criado para pecar mas escolheu o pecado e a morte  como forma de obter conhecimento , muitos hoje continuam a escolher o pecado e a morte como estilo de vida. Jesus falou sobre o fermento dos fariseus *(Mt.16) , referindo - se as doutrinas ensinadas por eles , que mesmo em pouca quantidades poderiam influenciar grandes grupos de pessoas.

O engano do pecado cresce e torna a mente humana escrava dele *(Jo.8:34) o homem moderno criou muitas formas de entretenimento que escravizam a mente e cauterizam as consciências das pessoas , tornando o pecado algo simples , infantil e sem importância , mas a longo prazo esfriam o coração e corrompem a alma. O perigo das distrações do entretenimento moderno é que ele visa anular o desenvolvimento do homem interior e bloquear nossa relação com a nossa fonte criadora que é Deus.

Filmes , jogos , séries ,  redes sociais, comida , bebida , moda e até mesmo esportes se consumidos da forma indevida podem fugir do controle e se tornarem vícios destrutivos, tornando a nossa natureza em pecado. Davi foi claro quando deu ênfase logo no Salmo 1 de que nosso prazer deve estar na lei do Senhor e nela devemos meditar dia e noite , e Moisés que escreveu no capítulo 6 de Deuteronomio que o lei do Senhor deve ser colocada por frontal entre os nossos olhos e na palma da mão direita , ou seja , tanto Davi quanto Moisés tinham a palavra de Deus como um estilo de vida , um pensamento ( frontal) que definia um comportamento  (mão direita). Uma vida de separação deve ser prioridade aos que buscam viver pela palavra pois assim Jesus Cristo nos ensinou:. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. *(Jo. 17: 17). Jesus andava em meio as prostitutas, publicamos e pecadores , mas não perdeu sua santidade , pelo contrário veio para que todos alcancem o arrependimento e santidade através do lavar purificador da palavra.*(Ef.5:26-27) para que todos nós sejamos apresentados sem mácula perante o Senhor.

Igreja X Babilônia - Noiva X Prostituta

      Em Apocalipse, o grande sistema mundano que viabiliza o pecado como produto de consumo em muitas nações e chamado de "Grande Babilônia" um padrão de pensamento humanista que contaminou todas as áreas da sociedade, educação, família,  indústria,  comércio e sistemas religiosos estarão seduzidos pelo sistema babilônico, estabelecendo a violência,  liberalismo da sexualidade e o ser humano com suas vãs  filosofias como centro do universo. Mas o fim nós já sabemos a grande prostituta que são as religiões que se opõe ao verdadeiro evangelho irão cair  e o sistema Babilônico que se opõe a santidade de Deus será destruído.
      Jesus Cristo nos ensinou como nos posicionar dentro do estilo de vida que Deus quer para todos as pessoas, a palavra de Deus é o parâmetro de nivelamento do nosso caráter, e a obediência a palavra é essencial, não é somente uma vida de jejum e oração, é obediência ao Senhor e isso vai muito além dessas duas ações  é ter cuidado com o que consumimos, é qualidade de vida, o que colocamos em frente aos nossos olhos, o que ouvimos, o que vestimos, o que comemos e até mesmo o que pensamos, todas as nossas ações devem ser para a glória de Deus.(1Co.10:31).
    Podemos passar horas em jejum e oração, mas se depois desse período de consagração sentarmos em frete a TV a assistir algo que só produz pensamentos impuros como violência e sensualidade de nada adianta , e se da mesma forma quando nos alimentamos de maneira desregrada após um período de consagração , comendo produtos industrializados super calóricos. Ouvir músicas que de nada edificam com temáticas sobre prostituição e violência que de nada edificam ,  tudo o que consumimos tem que produzir um efeito positivo em nossa vida com objetivo de melhorar nossa vida no aspecto físico e espiritual ,  afinal nosso corpo é o templo do Espírito Santo.
      "Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo". Portanto, "saiam do meio deles e separem-se", diz o Senhor. "Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei. e lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas, diz o Senhor Todo-poderoso." (2 Co 6: 16 - 18)
     Assim concluímos que devemos nos abster de toda a forma de mal , e não compactuar com o sistema mundano que opera no coração daqueles que se deleitam com o pecado e com os demais desejos desse mundo , que só nos levam a degradação e como consequência a morte eterna. Tendo o cuidado de analisar todas as coisas e vendo se aquilo que estamos consumindo , e se o nosso estilo de vida agrada a Deus.



 Que seja sempre Cristo a bússola viva que nos orienta a seguir uma vida de santidade e intimidade com Deus todos os dias. Amém.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.