Sinais da verdadeira prosperidade

"E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio." Gn 39:2


      Nesse capítulo lemos a historia de um escravo que virou governador de todo o Egito. Qual era o segredo de José para que tudo que ele fizesse tivesse um grande êxito? E muito fácil e simples de responder a sua sinceridade e comunhão com Deus. A bíblia não relata de como era necessariamente a vida de oração de José e os ensinamentos de Jacó para com os seus filhos. O segredo do sucesso de José estava naquilo que ele ouvira de seus pais (Jacó e Isaque), o temor de Isaque para o Deus de seu pai pode muito bem ter levado ao jovem a fazer a mesma coisa que seu avô.
       José vendido como escravo alcançou rapidamente o cargo de mordomo  de seu senhor Potifar o qual colocou-o sobre todos os bens de sua casa. Ao ponto de seu senhor não saber o que se tinha dentro de sua casa, pois, grande era a confiança em José. A cobiça e levou a mulher de Potifar a seduzir José para se deitar com ela, ora ele tinha o controle sobre todos os bens da casa de seu dono se deitar com a sua senhora não estava em suas limitações de escravo. Dia após dias o desejo de sua senhora foi aumentando ao ponto de atacar a vida de José para se deitar com ela o qual fugiu diante de sua face. Um jovem atraente com seus vinte e poucos anos com hormônios aflorando ele foi valente e resistiu firmemente apesar de que esse ato o levou a prisão injustamente. José tinha tudo para abandonar o seu Deus nesses dias de prisão o qual ele também achou graça aos olhos do carcereiro e o colocou sobre todos os outros presos reais. Servo dos presos, esse poderia ser a nova função de um escravo o qual tivera sonhos reinando sobre seus irmãos e seus pais um dia em sua terra.

1 - O sonho nunca deixará de se cumprir.

       E por falar em sonho foi o que levou até a presença de Faraó a interpretação de dois sonhos dos servos de Faraó o levaria dois anos depois diante da presença do rei todo poderoso do Egito. Nesse ponto de sua vida José talvez estivesse esquecido dos dois sonhos que tivera na mesma noite no campo colhendo trigo junto de seus irmão e de seu pai. As suas forças podem ter chegados a fracassar e assim como Jó queria saber a causa de tanto sofrimento ou o que ele tivera feito para merecer todo essa provação e sofrimento, até o dia em que o Faraó o chamou. As mudança na vida de José começara a partir da mudança de suas vestes e de seus trajes. Ele não poderia entrar de qualquer forma diante do rei tinha que estar de forma adequada, assim somos nós. Quantas vezes queremos estar diante da presença de Deus de qualquer jeito? Quantas vezes nossos trajes não condiz com aquilo que nos somos e com o lugar onde nos estamos indo ? "Não estou falando de usos e costumes aqui, estou falando de vida de comunhão com Deus". A fé e a esperança de José fora renovada juntamente com as suas vestes o desaparecido  sonho de liberdade voltou novamente a ressurgir em seu rosto.

2 - A fidelidade em Deus recompensada.

      Toda a ciência egípcia falhara diante de seu soberano por não conseguir interpretar dois sonhos que o rei tivera em uma noite. Os adivinhadores de sonhos era uma profissão bastante procurada no Egito antigo e chegando a serem bem pagos pro cada sonho interpretado da forma correta. Após a interpretação dada diretamente por Deus o qual foi engrandecido mas palavras de José diante do rei e os sábios conselhos para o Faraó, fez com que ele fosse exaltado diante de todos os que lhe acusaram e difamaram a sua vida.
A verdadeira prosperidade de José não estava em seu dinheiro, no seu trabalho, nos seus bens ou em coisas material, amuletos da sorte em nada disso estava a riqueza de José. Mas, no seu Deus o qual em todos os momentos da sua vida que fora preciso ele recorreu a Ele o único criador de todas as coisas.

Shalom Lekulam (Paz para todos)



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.