"Shemá" - A expressão da obediência.


"Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças." Dt 6. 4-5.

Andar em obediência e temor são os princípios centrais da "renovação do concerto"(Deuteronômio) para os filhos de Israel , servindo de base para que todo aquele que foi alcançado pela graça em Cristo através da herança aliançada por Deus em Abraão da qual todas as famílias da Terra seriam abençoadas por meio da FÉ. 

      A expressão hebraica "shemá" que na tradição israelita significava "ouvir e obedecer" ou "amar e ensinar" , buscava traduzir em um estilo de vida de comunhão com Deus , estabelecendo razão e sentido para se viver em temor a Deus , diante de tudo aquilo que o Senhor tinha feito pelo povo hebreu desde os patriarcas até a saída do Egito , era e continua sendo necessário  comunicar as gerações posteriores sobre o modo como devemos amar e nos mover diante do Deus que criou todas as coisas. 

Os 3 elementos da obediência: coração, entendimento e força.

     Somente é possível obedecer a Deus quando compreendemos que essa vontade deve partir do nosso coração, quando todos os nossos sentimentos estão voltados para Deus, a expressão hebraica para amor é "AHAVA", que também está relacionada com o verbo "dar ou doar", toda manifestação de amor a Deus é sinalizada pelo modo como nos doamos a Ele, em Jo 3.16 vemos que Deus não quebra seus próprios princípios que foram estabelecidos desde a fundação do mundo , antes Ele doou a si mesmo por amor , logo toda a obediência tem raiz no amor , deve partir do coração. O sentimento de amor a Deus nos impele a conhecer e compreender realmente quem Ele é  no livro dos Provérbios temos o exemplo de como a sabedoria do homem é proveitosa para Deus, quando cultivada para viver em justiça e retidão , a submissão humilde do nosso intelecto ao Senhor resulta não somente na revelação de quem Ele é, mas também em atitudes que agradam ao Senhor e isso afeta o nosso caráter.  

      A obediência relaciona-se com nossa vida física e espiritual e tem aplicação prática a nossa vida reta e moral. Por isso é importante amar e conhecer ao Senhor, para que tenhamos atitudes e decisões que estejam em harmonia com o propósito dEle para toda a Terra.

       Jesus é a expressão exata da obediência, o "logos" , o verbo vivo (Hb 1.3) , toda a sua vida e seu ensino foi voltado a obediência ao Pai , curando os enfermos , partilhando o pão, expulsando demônios, Jesus caminhou entre nós com justiça, santidade e misericórdia, se fez servo até a morte e sua ressurreição foi sua coroa, amor a Deus nos edifica e transforma para conhecer e andar como ele andou (1 Jo 2.3-17) não nos escreveu novo mandamento, pelo contrário, confirmou e nos ensinou verdadeiramente como viver em obediência, primeiro amando a Deus e conhecendo-o, expressando em ações esse amor. Jesus nos confirma isso na passagem de Mt 22.37-39, são dois mandamentos que expressam a verdadeira obediência ao Senhor.

"Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele". Jo 14.21.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.