Os três gigantes de Calebe

E deram Hebrom a Calebe por herança, como Moisés o dissera, e dali expeliu os três gigantes de Anaque.

Uma dos personagens interessantes que vejo dentro do velho testamento e a figura de Calebe. Pouco sabemos a seu respeito, mas, ele tem uma grande importância dentro da história, a primeira vez que vemos o seu nome é em Nm 14 na missão dos doze espias a terra prometida. Cabele estava entre os doze viu que era bom a terra é que Deus realmente estava cumprindo a palavra dele para com o seu povo, mas, a volta ao arraial não seria muito agradável para Calebe e Josué.


1 - O gigante da incredulidade do povo

As palavras que os espias falariam ao povo determinariam o seu destino. Na fronteira de entrar na terra a grande decepção de Calebe dez dos doze que foram espiar a terra falam mal  daquele terra que eles olharam. Ele pode ter ficado impressionado com a ação de seus compatriotas que viram apenas a dificuldade e não viram o que presenciou naqueles dias. O fruto da terra, o cachorro de uva que dois homens carregavam, não era o suficiente para eles olharem para esse fato é querer entrar na terra e conquista-la? Apenas viram as dificuldades que a terra lhes davam. Cidades fortes, homens grandes os filhos de Anaque, que tomavam conta da terra e se sentiram inferiores aos moradores da terra.
Era de se esperar que um grupo de escravos jamais seriam capazes de derrotar grandes exércitos e as suas fortalezas muradas e quase impenetráveis. Eles esqueceram apenas de um pequeno fato, os milagres e os sinais que presenciaram no Egito e durante a sua pequena estadia no deserto.

2 - O gigante do tempo

Fico imaginando a reação de Calebe no meio dos primeiros motivos de incapacidade do povo ao conquistar a terra. Vamos, conquistar a terra se os gigantes lhe atrapalham eu os derrotarei daí-me aquela terra em possessão e eu destruo eles para vocês. Vamos e tomemos posse aquela terra e nossa. O nosso Deus nos deu ela aos nossos pais e temos que conquista-la. Nem os melhores oradores da atualidade e do passado dariam aquele povo mudar de idéia, pois, o medo já estava dentro de seus corações incrédulos.
O principal pecado daquela geração era a incredulidade, mesmo vendo Deus agir com todo o seu poder durante um ano na planície do Sinai, todas as suas necessidades eram providas por Deus. Não tinha outra solução a não ser condena-los  a vagarem pelo deserto até aprenderem a confiar em Deus. Uma geração que presenciou os milagres na terra morreram exceto Josué e Calebe que iriam entrar e conquistar por serem crédulos no seu Deus.
O longo dos quarenta anos imagino a mistura de revolta e de ansiedade que Calebe possa ter vivido por estar perto de sua possessão e ao mesmo tempo longe.

3 - O gigante da conquista da terra.

Relatos de trinta e oito anos são desapercebidos dentro das escrituras e só vemos novamente a figura de Calebe no livro de Js 14.6 pedindo a sua herança de Josué. Agora com 85 anos de idade com o mesmo vigor que fora espiar a terra ele ali estava firme e crente na promessa que a terra dos gigantes seria dele. O que fazer já com essa idade ? Já enfrentara três grande gigantes em sua vida e os filhos de Anaque a sua frente impedindo que o seu direito a posse fosse concreta. Nada.impediu e desanimou Calebe de avançar e conquistar, sempre soube das dificuldades que iriam surgir a sua frente mesmo que tivesse que oferecer a sua filha em casamento a quem derrota-se os seus inimigos ele teria a sua herança na terra prometida.

Conclusão

A fé de Calebe em Deus o fez conquistar e ter a sua possessão o que era realmente de direito de seus pais. Hebrom a única terra realmente comprada por Abraão no meio dos filhos de Hete (Gn 23). A terra de seu pai foi sua mesmo que por sorte lançada Hebrom se tornaram uma cidade refúgio e depois dada ao levitas como possessão. Todos os campos a maior parte do vale de Hebrom foi dada como sua herança.
Confiemos em Deus, pois, mesmo que muitos digam que não é possível conquistar a terra ou que a sua promessa seja uma ilusão. Assim como Calebe confiou e viu o agir de Deus em suas promessas Ele mesmo fará nos dias de hoje.

Shalom Lekulam (Paz para todos).

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.