Os justos (Noé) - Primeira de sete

"Ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles pela sua justiça livrariam apenas as suas almas, diz o Senhor DEUS." Ez 14:14
"Disse-me, porém, o SENHOR: Ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, não estaria a minha alma com este povo; lança-os de diante da minha face, e saiam". Jr 15.1

O que é ser justo? Segundo o dicionário da língua portuguesa diz: "A pessoa que segue todas as leis e regras postas para ele". A palavra tem origem no latim, da palavra “justus” que significa 'aquele que é conforme a justiça'. Mas, na bíblia temos outra palavra, agora no hebraico para justo. A palavra “tsadik” (santo) tem a sua raiz na palavra tzedek que significa justiça e integridade, ela também pode ser derivada da palavra tzedakah caridoso ou retidão.
Mas, o que poderia ser santo? Ou viver uma vida de retidão, sem infringir nenhuma lei? Na bíblia existem duas passagens, que mostram cinco pessoas que podemos considerar “tsadikim” (justas ou santas). O assunto é longo demais para ser resumida em uma só ministração, assim, dividirei em alguns estudos, para melhor facilitar a compreensão dos textos sagrados que analisaremos (Ez 14.14 / Jr 15.1).


1 – Noé, fiel em tempo de depravação.


         O primeiro personagem chama-se Noé (Noah), ele é a pessoa, que entre as historias dos 'dilúvios' existentes em todos os povos antigos, tornou-se uma figura ímpar, para que a sequência da vida humana, pudesse chegar até os dias de hoje. Mas, contentaremos com o nosso Noé e vamos analisar alguns pontos:
1 – Noé, era diferente desde o seu nascimento, em Genesis podemos perscrutar, que ele era afinal, o oitavo descendente de Sete, e que, era diferente dos demais, e que seus parentes almejam  sobre ele um grande livramento da situação depravada que a sociedade estava vivendo (Gn 5.29). Livros apócrifos, nos mostram e  defendem, a mesma  conotação no livro de Gênesis, nos dando a ênfase de que ele é, considerado uma tipologia do Messias que havia de vir.
        A situação desprezível da humanidade era grande, ao ponto de Deus querer destruir completamente toda a sua criação, por causa do homem que a contaminou. O capítulo seis de Genesis nos mostra a situação de toda a humanidade (Gn 6.1-7) e no meio de todo o caos existinte, havia um homem justo e santo. 2 – As características de Noé, o tornava diferente dos outros, em Gn 6.9 temos três características de como Noé seguia a sua vida: reto (representado nos textos originais como a palavra tsadik); Segunda característica de Noé era a sua perfeição, mas em que ele era perfeito? A palavra no hebraico e “tamiym” que significa:"correto ou aquele que esta de acordo com a verdade".
Noé tinha a ultima qualidade descrita no capítulo seis: “ele andava com Deus”, sim, em meio a um ambiente onde todos ao seu redor se esqueceram de Deus, ele estava firme ao lado do Senhor, seguindo o exemplo de Enos seu tataravô que foi o primeiro a invocar e adorar a Deus. Não poderia existir outra pessoa melhor que Noé para que a humanidade pudesse ter continuidade e assim, escapar  da ira de Deus para sua completa destruição.

Conclusão

Em meio a uma sociedade depravada completamente, cometendo os maiores absurdos e atos abomináveis para com Deus. Encontramos Noé, que viveu uma vida de retidão no meio de uma geração que foi condenada a completa condenação divina. O meio, não nos torna idênticos a ele, nós, mudamos o local em que vivemos e somos responsáveis para que ele seja como queremos.



Shalom Lekulam (Paz a todos). 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.