Projeto Original (escolhidos desde o ventre)

      O projeto original, escutando a música do grupo Renascer Projeto Original, me levou a pensar e a meditar grandemente, como Deus preparou para cada um de nós um plano um projeto inicial. Cientistas acreditam que o homem está na terra por um propósito, motivo e razão para existir. A ciência nos traz uma questão que nunca terá fim por que nós existimos por que fomos criados, qual a nossa finalidade, de onde viemos como surgimos. A bíblia nos diz que fomos criados "Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado" Ef 1.6. Se tivermos a consciência e levarmos a bíblia como nossa única regra de fé (2 Tm 3.16) e crermos que nela está a verdade sobre a criação temos que concordar que a nossa vida foi feita para o louvor e a adoração a Deus.
      Temos alguns exemplos bem interessantes dentro da Bíblia de pessoas que desde o ventre da sua mãe nasceram com um propósito maior uma missão, um objetivo no livro de Jeremias vemos um exemplo disto a escolha de Deus por uma pessoa "Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta." Jr 1:5, se pararmos para analisar a vida de Jeremias vamos ver que não teve uma vida muito fácil, sua missão era importante levar a palavra de Deus para um povo que não escutava a voz dos verdadeiros profetas do seu Deus. Jeremias não é o personagem a ser estudado neste assunto, vamos comparar a vida de dois homens que eles sabiam que seus nascimentos eram para cumprir um propósito maior.


Texto Base
"Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe." Lc 1:15
"Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus." Jz 13.5


      Dois homens, duas pessoas separadas por um período de aproximadamente de mil anos, o plano de Deus não mudou nesse período de tempo a mesma forma da escolha de Sansão foi posta sobre a vida de João Batista. Suas mães mulheres estéreis, assim como várias mulheres dentro da bíblia que tiveram filhos importantes dentro dos relatos históricos  bíblicos do povo israelita. Além da mulher de Manoá e Isabel as mulheres Sara (a matriarca), Raquel (mãe de Jacó e Esaú) e Ana (mãe de Samuel). Precisamos entender e compreender o motivo, a missão e a conclusão do chamado específicos da vida dessas duas pessoas.

1 - O motivo

      Israel ao longo de sua história como nação viveu sempre em altos e baixos, a principal causa e a questão religiosa, assim posta e bastante explorada dentro da Tanach - "lê-se: tanarr" - (Velho Testamento cristão). Cheios dos problemas de um reino que pagava pela sua não relação com Deus, desde a época dos juízes como no período do Império Romano, suas ações e atitudes eram más perante Deus. Nos livros de 1 Sm ao livro de 2 Crônicas lemos em vários momentos a separação do povo para com Deus, que o levava a serem dominados pelos outros povos da terra.
      Sansão e João também viveram em época que Israel estava sob domínio de outro povo, governados por povos distintos, os dois nunca viveram em um reino livre, um reino comandado por seu rei ou um juiz, sumo sacerdote liderado por Deus. A vida de Sansão lemos em Juízes, o nazireu de Deus em toda  a sua vida, tinha a missão de libertar o seu povo do domínio dos filisteus que julgava toda a sua nação. E temos João Batista, sua mãe não podia ter filhos, a ele não foi dado um nazireado, apesar de recomendado a sua mãe a não se aproximar de bebida produzida por uvas, características diferentes desde a sua concepção e formação fetal.

2 - A missão

      Os dois vieram ao mundo com propósitos bem definidos, um libertar o seu povo da escravidão e o outro ser a voz e preparar o caminho para aquele que libertaria todo o mundo. Os dois tiveram êxito em sua missão, sofrendo as consequências de seus chamado, Sansão em sua morte matou mais inimigos que durante toda a sua vida. Apesar de não ser um líder de guerra como Jéfte, Josué, Gideão ele sempre foi um perigo para seus inimigos, mesmo não estando em guerra. A sua forma de não se conformar com a situação de seu povo levava Sansão a ser diferente dos demais, na sua historia vemos uma colocação que poucos estudiosos dão atenção para ela o verbo APODERAR, ser revestido ou tomar posse de algo, Deus agia na vida de Sansão para libertar o seu povo.
      Mais de um século depois temos João Batista um caniço que pregava no deserto dizendo para o povo se arrepender dos seus caminhos, pois o reino de Deus era chegado. João também criou sua briga política com o rei Herodes o qual estava casado com a mulher de seu irmão, Herodias. O caso de falar e combater os erros do rei fez com que ele fosse preço e decapitado a mando da filha de Herodias no aniversário de Herodes. Sua missão nunca foi política ou social, a missão era de cunho espiritual preparar o caminho para o Mashiah, o salvador o prometido das nações. João viu o seu salvador e teve parte no ministério inicial do Messias, no seu batismo, Jesus foi de encontro com João no deserto o qual foi o primeiro a reconhecer que ele era o prometido. "Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" Jo 1.29. O primeiro a declara a vinda do Mashiah, ele veio para essa finalidade o seu chamado foi cumprido através do batismo de Jesus.

3 - Cumprimento da missão

     Com os altos e baixos de Sansão, vemos que mesmo uma pessoa escolhida por Deus pode desviar os seus caminhos, cometer erros e suas falhas. Somos vítimas das nossas escolhas por desobedecer a ordem de Deus Sansão é preso e morto juntamente com todos os seus inimigos ao destruir o o lugar aonde estavam reunidos. A volta de Sansão ao projeto original fez com ele alcançasse a misericórdia do seu Deus, para que no seu último minuto de vida pudesse realizar a vontade do Pai.
     João não teve esse problema, cumpriu fielmente a sua missão sempre crendo que o seu Salvador se manifestaria na sua época sendo fiel a promessa feita para ele. João obedeceu durante sua vida toda e alcançou a redenção. Sansão mesmo com suas idas e vindas teve no final de sua vida a volta ao projeto original a sua missão original.


Que possamos voltar para o que realmente nos fomos criados por Deus, voltemos pois ao nosso projeto original.


BLOG ATUALIZADO

A VERDADEIRA PROSPERIDADE


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.